Wednesday, May 21, 2008

Desabafo...

Muitas pessoas têm necessidade de se sentirem "úteis". Muitas delas, porém, não o são.Por algum motivo, elas se sentem rejeitadas e precisam ter outras pessoas necessitando delas, de forma que se sintam aceitas e, em suas cabeças, amadas.

Mas nós amamos quem a pessoa é. E não o que ela faz.

Quem faz o bem e divide com outros é sempre muito bem-vindo por todos.

Mas essas pessoas procuram grupos em que possam aproveitar o fato de terem algum conhecimento que não seja de domínio das outras pessoas. Assim, elas sempre serão solicitadas para fazer ou resolver alguma questão ligada a tais conhecimentos e, erroneamente, alimentam um ego gigantesco.

Elas precisam ter domínio absoluto sobre algo e se sentem ameaçadas quando outras pessoas com o mesmo conhecimento chegam a este grupo. Pior ainda se estas pessoas decidem informar aos outros como fazer ou resolver as questões.

Dentro de uma atitude extremamente altruísta, esses outros começam a resolver assuntos, antes exclusivos de apenas uma pessoa. Ensinam quando podem, reforçando o caráter de divisão.

E a pessoa insegura passa a distratar quem ameaça seu "status". Age em caráter de deboche por quem não sabe algumas coisas e trata de afastar quem sabe e quer compartilhar. Tudo é competição.

Mas conhecimento não tem valor nenhum se não for dividido.

Imaginem se Buda, após atingir sua Iluminação, não tivesse dado os ensinamentos que levam os praticantes ao mesmo caminho. Que valor teria sua Iluminação?

Então, quem exige respeito deve respeitar os outros também.

Este texto é mais um desabafo meu, pois acho extremamente irritante conviver com pessoas assim, que, mesmo com amistosos e diretos "toques", não se dão conta do ridículo que estão fazendo. Querer ser "único", achar que todos têm a obrigação de saber coisas, mas não possibilitar que eles aprendam faz com que o grupo acabe se afastando, por mais que mediações e tentativas de conciliação sejam feitas.

E não podemos esquecer que ser mesquinho e ignorante não fará jamais com que as pessoas gostem de nós. E se alguém entra nesta vidinha para poder se sentir amado, com certeza está trilhando um caminho muito errado, que só a levará à solidão.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home